A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) entrou em vigor em agosto, com isso muitas pessoas ficaram com dúvidas sobre o que muda na hora de cadastrar um cliente no sistema de gestão.
A LGPD ainda irá passar por diversos ajustes até conseguir realmente proteger as informações do consumidor final, em outras palavras a LGPD tem o objetivo de “padronizar o que pode e o que não pode ser feito com seus dados” quando estes forem fornecidos para uma empresa.
Por que foi criada a LGPD?
A LGPD tem como objetivo combater e punir as empresas que vazam dados de clientes, por incrível que pareça ainda existem “Sistemas gratuitos” por exemplo para emissão de Notas Fiscais Eletrônicas que em troca desse “gratuito” comercializam as informações da sua empresa e de seus clientes, agora com essa lei isso se torna crime e pode ser punido de forma administrativa e penal se for o caso.
Não é chato quando você faz uma compra em determinado estabelecimento e do nada começa a receber e-mails com propagandas da própria empresa? Se isso é chato imagina você receber e-mails de outras empresas que você se quer tem interesse.
Quando isso ocorre quer dizer que em algum momento suas informações foram vazadas na internet, muitas vezes esses dados além de serem utilizados para envio de (SPAM) caem em mãos de criminosos que utilizam dessas informações para cometer sequestros ou estelionatos.
Em outras situações empresas de Marketing acabam ligando para seu telefone “confirmando” algumas informações e com isso você “assina sem saber” algum pacote de telefonia ou seguro.
Mas no ERP sistema de gestão ERP o que Muda?
No Sistema de Gestão gestão SigeUp, são registrados por logs, onde é possível efetuar uma auditoria para saber, qual foi o usuário que efetuou o cadastro ou alteração do cadastro e quais as operações internas do ERP que esse cadastro foi utilizado.
Há também o bom senso do consumidor final e por isso muita água vai rolar ainda até a lei da LGPD estar bem “redondinha”, hoje segundo a lei é necessário a autorização do cliente final do que será feito com os dados dele, ou seja precisaria uma autorização para dizer que será emitida uma NF-e ou boleto com a utilização dos dados do cadastro do cliente, agora se for um carnê? se for um orçamento? tudo fica vago, pois em um sistema existem diversas operações que são vinculadas ao cliente.
O papel fundamental do Sistema de Gestão ERP é proteger utilizando de criptografia e segurança os dados do cliente para que esses não sejam utilizados por terceiros ou vazados. Na Una Sistemas e Tecnologia utilizamos certificados SSL para garantir a criptografia de ponta a ponta, nossos servidores possuem diversas proteções de firewall, logs de acesso e auditorias, dessa forma garantindo a total segurança dos dados armazenados.