Uma pergunta que todo empresário já se fez é como aumentar suas vendas com marketing, apesar de existir várias ferramentas gratuitas como Facebook, Instagram e Whatsapp conseguimos atingir um número limitado de pessoas exigindo um grande trabalho que nem sempre reflete em um aumento significativo de vendas.
Eis então que entra uma querida métrica abreviada de ROI que em inglês significa “return on investment” ou seja Retorno Sobre o Investimento, e neste caso não podemos considerar apenas as publicações pagas e sim todo o esforço gasto além do valor investido para impulsionar as publicações de marketing.
Na pratica temos a seguinte situação:
ROI = (Ganho obtido – Investimento inicial) / Investimento inicial
Por exemplo, se o ganho obtido foi de 500 reais e o investimento inicial foi de 100 reais, então:
(500 – 100) / 100 = 4
Ou seja o retorno foi 4 vezes maior que o valor investido, o cálculo parece simples porém muitas empresas esquecem de adicionar valores extras ao gasto, como tempo, mão de obra, equipamentos adquiridos dentre outros, desta forma tendo uma falsa impressão do retorno sobre o investimento.
Uma dica importante é o empresário tenha um bom senso e não pense somente no dinheiro que irá desprender do bolso como por exemplo: Disponibiliza um funcionário para montar uma publicação no Facebook e Instagram este funcionário levou um dia todo para montar a publicação. Se a publicação for somente compartilhada, deve-se verificar a viabilidade de impulsionar (pagar para o Facebook e Instagram) um determinado valor para que a publicação apareça para mais pessoas, uma vez que o custo do dia do funcionário pode não ser coberto pela quantidade de pessoas envolvidas no compartilhamento da publicação/propaganda do produto.
O Facebook bem como Instagram possuem diversas ferramentas “assunto para o próximo post” onde podemos otimizar o dinheiro que gastamos impulsionando nossas publicações para usuários que façam parte do perfil de consumidores da nossa empresa, assim não gastando dinheiro com pessoas que não tem interesse em adquirir este tipo de produto.
Comece com alguns testes, identifique o público alvo de sua empresa, com essas analises fica mais fácil de produzir um conteúdo chamativo e direcionar para os clientes atuais e possíveis novos clientes, espero que a próxima vez que vocês ouvirem falar de ROI, Markeging, impulsionar publicação lembrem destas dicas e de como funciona na prática.